25 de outubro a
3 de novembro de 2013
Centro Cultural e de
Exposição Ruth Cardoso
Apresentação

De 25 de outubro a 3 de novembro de 2013, acontece em Maceió a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio de sua editora, a Edufal, que conta com o apoio da Abeu (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), da CBL (Câmara Brasileira do Livro), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas e demais parceiros de instituições públicas e privadas.

O evento tem como sede o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no bairro de Jaraguá, que dispõe de uma área total de 6.137m² - sendo 4.727m² de área de exposição, com 142 estandes, 405m² de foyer e recepção -, facilidade de acesso de estacionamento e segurança pública e particular. Além disso, a estrutura do local conta com 1.600 m² de mezanino, cinco salas para oficinas literárias e de criação, auditório com 500 lugares, salas para palestras e debates com autores nacionais e internacionais, um café literário para lançamentos e bate-papo com os autores e uma praça de autógrafos que possibilita a interação entre autores independentes e o público visitante.

A sexta edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas deve reunir representação de editoras universitárias e comerciais de todo o Brasil e do exterior, com a exposição de aproximadamente 22 mil títulos, proporcionando a estudantes, acadêmicos, professores e comunidade em geral o contato com material literário de várias áreas do conhecimento. A visitação estimada é de 200 mil pessoas.

As redes de ensino público e particular serão mobilizadas e as visitas, pré- agendadas e monitoradas, devem atender a mais de 70 mil alunos. A visitação escolar dá a dimensão do papel da Bienal no contexto educacional, que representa para os estudantes um aprendizado especial e diferente da rotina das aulas. Para as escolas, é um momento único de estimular e conscientizar suas turmas sobre a importância do livro e da leitura e a amplitude do universo literário.

Dando continuidade aos princípios de Leitura para Todos estabelecidos nas edições anteriores, a Bienal terá em sua agenda cultural atividades de literatura inclusiva, nas mais diversas modalidades, voltadas para pessoas com deficiência.

Como forma de prestigiar a produção local, os patronos escolhidos para a sexta edição do maior evento cultural de Alagoas são os escritores alagoanos, vistos em sua singularidade no grande coletivo da literatura do estado.

Estendendo as comemorações do ano de entrelaçamento entre Brasil e Portugal (2012-2013), a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas terá Portugal como país homenageado.

www.edufal.com.br
assessoria@edufal.com.br
assessoriaedufal@gmail.com
(82) 3214-1111 | 3214-1113

Av. Lourival Melo Mota S/N - Campus A.C. Simões, Tabuleiro dos Martins - Maceió-AL
CEP: 57.072-970 - CNPJ: 24.464.109/0001-48
contato@edufal.com.br | (82) 3214-1113

Realização
Patrocínio
País Homenageado
Patrocínio Cultural
Gráfica Oficial
Apoio