25 de outubro a
3 de novembro de 2013
Centro Cultural e de
Exposição Ruth Cardoso
03/11/2013
Crianças em fase de alfabetização contam as histórias de uma amizade de berço
Escrito pelas mães dos alunos da escola Espaço Educar, o livro “Do Beabá ao ABC – Amizade pra valer” é lançado no último dia da Bienal

Silvia Shayline – Jornalista

1º dente que caiu, passeios, aniversários, lanches e brincadeiras são algumas das histórias deste livro, escrito por um grupo de mães que acompanham desde o minimaternal a história de seus filhos e os coleguinhas de sala de aula.

As crianças que estão no 1º ano, antiga alfabetização, estão na fase de aprendizado e letramento, para incentivar o hábito da leitura e marcar essa trajetória importante, as mães decidiram se reunir a cada 15 dias para descobrir o universo dessa amizade e registram em um livro, onde eles são os personagens principais, que ganham algumas características lúdicas. “É uma forma de memorizar as histórias deles, que para incentivar a leitura acrescentamos um pouco de ficção”, contou Simone Cavalcante, mãe do Artur.

O livro conta a percurso de 21 crianças, em nove capítulos e traz registros dos momentos de aflição das mães durante o período de adaptação na escolinha e as histórias contadas por eles, a cada volta pra casa. Gilka Mafra, mãe do Tiago, disse: ”cada filho contava sua história e as mães escreviam, ao final juntamos tudo”.

A realização esconde completamente todas as dificuldades encontradas no meio do caminho. Luciane Vieira, mãe do Gabriel, revela que “foi uma luta grande, um ano de reuniões, que resultaram nessa conquista. Sinto-me muito feliz e é algo que jamais vou esquecer”.

Crianças que estudaram com essa turminha e por algum motivo tiveram que se afastar, colaborou com o livro, porque também fizeram parte dessas histórias. Rodrigo Barreto, 7 anos, mudou o seu horário da aula e faz parte da obra. Ele falou que foi muito legal escrever e que sente saudade dos amigos, com quem gostava de brincar de correr. Tatiana Brasil, sua mãe, falou que ter esse livro será muito “útil para contar a história da vida deele (e de seus amigos) para as próximas gerações”.

Realização
Patrocínio
País Homenageado
Patrocínio Cultural
Gráfica Oficial
Apoio