25 de outubro a
3 de novembro de 2013
Centro Cultural e de
Exposição Ruth Cardoso
03/11/2013
Sesc Alagoas lança 10ª edição do Prêmio de Literatura
Evento foi realizado na tarde deste domingo, 3, durante a Bienal de Alagoas

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Na tarde deste domingo, 3, a programação da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas contou com o lançamento da 10ª edição do Prêmio Sesc de Literatura. Na ocasião, os autores João Vereza e Marcos Peres marcaram presença para falar sobre as suas obras mais recentes e incentivar os alagoanos a participarem da iniciativa do Sesc.

“O objetivo deste encontro foi incentivar as pessoas a participar do projeto, além de apresentá-los para Alagoas e fazer com que os alagoanos possam conhecer e acompanhar as obras deles. E como eles foram os vencedores do ciclo 2012-2013, estão cumprindo parte da agenda nacional em eventos literários”, disse Guilherme Ramos, analista de cultura na área de Literatura do Sesc Alagoas.

Segundo ele, o prêmio objetiva incentivar a produção de contos e romances de novos autores e tem uma extensão nacional. “Um autor que nunca teve seu livro lançado pode se inscrever e tem a oportunidade de, se premiado, aproveitar oportunidades como feiras, bienais e eventos de literatura. Então, o livro é premiado, mas existe uma preocupação com o que o escritor venha aprender de um ano para o outro”, explicou.

Guilherme contou ainda da parceria entre o Sesc e a Editora Record, que promove o lançamento do livro dos vencedores do concurso. “O escritor recebe uma quantidade de seus livros para, talvez, promover lançamentos, vender, enfim, fazer o que quiser. Mas a editora também faz um lançamento oficial com um dia de autógrafos e tudo. Sem contar que após um tempo, se ele já tiver uma nova obra, a editora vai ver isso com outros olhos”, completou.

A cada início de ano, o Sesc lança um edital chamando os interessados em inscrever seus contos e romances para concorrer ao prêmio. “Neste ano, que o prêmio completa 10 anos, foi feita uma programação especial: o Sesc reuniu o máximo de autores premiados e realizou uma homenagem coletiva na Flip [Festa Literária Internacional de Paraty]”, explicou Guilherme.

Durante o encontro, Marcos Peres falou sobre a importância do Prêmio Sesc de Literatura. “O objetivo do prêmio é formar o escritor; ver que a pessoa elaborou uma produção e tem um potencial de se tornar um profissional, pois o Sesc prepara a pessoa, diz como deve agir, falar, enfim, é um momento de aprendizado que eu estou aproveitando muito”, apontou o escritor. Marcos, assim como João, foi o vencedor do Prêmio na temporada anterior, de 2012-2013.

Novidades

Segundo Guilherme Ramos, o Sesc Alagoas está preparando uma novidade para os futuros candidatos ao prêmio no ano que vem. “A ideia é montar uma oficina de técnica de escrita de contos e romances para que as pessoas que já têm trabalhos possam reciclá-los e adaptá-los ao padrão para ver se aumentamos a quantidade de inscritos em Alagoas. Já recebemos menções honrosas, mas nunca vencemos, então, seria muito bom termos um alagoano vencedor”, concluiu.

Conheça mais sobre o projeto visitando o site do Sesc.

Realização
Patrocínio
País Homenageado
Patrocínio Cultural
Gráfica Oficial
Apoio