25 de outubro a
3 de novembro de 2013
Centro Cultural e de
Exposição Ruth Cardoso
Presenças Confirmadas
  • Affonso Romano de Sant'Anna

    Nascido em Belo Horizonte (1937), desde os anos 1960 teve participação ativa nos movimentos que transformaram a poesia brasileira, interagindo com grupos de vanguarda e construindo sua própria linguagem e trajetória. Algumas obras do autor: Canto e Palavra, A Poesia Possível: poesia reunida, Textamentos, A cegueira e o saber.
    Site: http://www.affonsoromano.com.br/

  • Alberto Filipe Araújo

    Doutor em Educação pela Universidade do Minho, professor catedrático do Instituto de Educação e investigador integrado do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da mesma universidade. É autor e coautor de trabalhos dedicados aos seguintes temas: filosofia da educação, filosofia educacional e história das ideias pedagógicas e educativas, destacando-se as obras Variações Sobre o Imaginário, coordenada com Fernando Paulo Baptista, e As Lições de Pinóquio: estou farto de ser sempre um boneco!, editado em coautoria no Brasil.

  • Aldemir Barros Júnior

    Doutorando em História Social e mestre em História Social do Brasil pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando em disciplinas como Metodologia Científica, Técnicas de Pesquisa em História, Teoria e Método da História, Historiografia Brasileira, sobretudo desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: cotidiano, territorialidade e indigenismo.

  • Alexandre Manoel

    Graduado (Ufal), mestre (FGV/RJ) e doutor (UnB) em Economia. Atualmente, é técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, cedido para a Prefeitura de Maceió, onde exerce o cargo de secretário executivo da Unidade Executora Municipal Fiscal. Foi professor do mestrado profissionalizante em Economia da UnB e do mestrado acadêmico em Economia da Ufal e coordenador-geral na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

  • Alessandra Marchioni

    Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialista em Integração e Mercosul pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre e doutora em Direito, na área de Relações Internacionais, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora da disciplina de Direito Internacional na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas.

  • Alysson Leandro Barbate Mascaro

    Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, dos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico e da Graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo e livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela mesma instituição. Membro do Conselho Pedagógico da Escola de Governo ? USP. Autor, dentre outros livros, de Filosofia do Direito. Atua nos seguintes temas: direito, filosofia do direito, marxismo, Estado e cidadania.

  • Amaro Hélio Leite da Silva

    Graduado em Ciências Sociais, especialista em História do Nordeste e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas. É doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como docente do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e coordena o Grupo de Estudos Memória e Etno-História de Alagoas (Gemteh-Ifal).

  • Ana Angélica Albano

    Licenciada em Desenho e Plástica pela Fundação Armando Álvares Penteado/SP; mestra em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo; especialista em Cinesiologia pelo Instituto Sedes Sapientiae e doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora da Faculdade de Educação da Unicamp e coordenadora do Grupo de Pesquisa Laborarte ? Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação, entre outras atividades.

  • Ana Cláudia Aymoré Martins

    Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, e na área de História, com ênfase em História Social da Cultura.

  • Ana Mónica Henriques Lopes

    Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professora no curso de História na Universidade Federal de Alagoas, integrando o Neab ? Núcleo de Estudos Afrobrasileiros. Tem experiência na área de História da África, com ênfase em estudos interdisciplinares.

  • Ana Paula Palamartchuk

    Mestre e doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Contemporâneo, História Geral Contemporânea e História das Relações Internacionais. Professora no curso de História do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas.

  • Andreza Fabrícia Pinheiro da Silva

    Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e especialista em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Educação Especial (Inclusão do Adolescente com Altas Habilidades/Superdotação) e Teoria e Prática da Educação.

  • Ângelo Faria de Assis

    Graduado, mestre e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Pós-doutor pela Universidade de Lisboa. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Viçosa, onde atua na graduação em História e nos Programas de Pós-Graduação do Mestrado Acadêmico em Letras e do Mestrado Profissional em História. É pesquisador da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste, da Universidade de Lisboa. É Avaliador do Sinaes (Inep-MEC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia.

  • Antonio Carlos Gomes

    Graduado em Educação Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas, mestre em Ciências da Educação e doutor em Teoria e Metodologia da Educação Física e Treinamento Desportivo pela Academia Nacional de Cultura Física da Rússia. Atualmente, é diretor técnico da empresa Sport Training. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Desportivo.

  • Antonio Miranda

    Maranhense, nascido em 5 de agosto de 1940. Membro da Academia de Letras do Distrito Federal, foi colaborador de revistas e suplementos literários como o Suplemento Dominical do Jornal do Brasil e também o La Nación (Buenos Aires, Argentina) e Imagen (Caracas, Venezuela). Mestre em Biblioteconomia pela Loughborough University of Technology ? LUT, Inglaterra e doutor em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Sua formação em Bibliotecologia é da Universidad Central de Venezuela, UCV, Venezuela, 1970.

  • Arilene de Castro

    É atriz e documentarista vencedora do IV DOC TV com o média-metragem Areias que falam - os efêmeros mundos do Grande Opara, filme em que aborda a realidade de comunidades ribeirinhas no entorno da foz do Rio São Francisco.

  • Arriete Vilela

    Alagoana de Marechal Deodoro, é mestre em Literatura Brasileira pela UFPB e professora aposentada da Universidade Federal de Alagoas, instituição na qual coordenou o Núcleo de Estudos de Literatura Popular ? Nelp ? e o projeto de pesquisa A mulher na Literatura Popular Alagoana. Dentre seus livros publicados estão Dos Destroços, o resgate, que ganhou adaptação para o teatro pelo diretor Lael Correia, e Grande Baú, a infância, também editado em braille.

  • Belmira Rita da Costa Magalhães

    Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, mestra e doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Realizou o estágio de PósDoutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense. Atua como professora na Universidade Federal de Alagoas, na graduação e na pósgraduação dos cursos de Ciências Sociais e Letras. Seus trabalhos têm ênfase nos seguintes estudos: ideologia e inconsciente, história, política, gênero, literatura e sociedade.

  • Bernardo Constant

    Graduando em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente, é membro dos grupos de pesquisa Laboratório de Direitos Humanos e Pragmatismo Jurídico, Teorias da Justiça e Direitos Humanos, vinculados à Faculdade de Direito de Alagoas. Na área jurídica, possui interesse nas áreas de Biodireito, Direitos Humanos, Juscibernética e Filosofia do Direito. Em outras áreas das ciências humanas, busca expandir sua formação e campo de atuação, especialmente nas áreas de História, Artes e Cultura.

  • Bia Bedran

    Mestre em Ciência da Arte pela UFF (Universidade Federal Fluminense), professora da Uerj, graduada em Musicoterapia e Educação Artística, cantora, compositora, contadora de histórias e escritora. Integrante do Quintal Teatro Infantil de 1973 até o início dos anos 1980 e do Grupo Musical Bloco da Palhoça, onde mesclava composições suas com uma profunda pesquisa de ritmos e gêneros musicais do folclore brasileiro.
    Site: http://biabedran.com.br/

  • Boaventura de Sousa Santos

    Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (EUA) e professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal). É diretor do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Documentação 25 de Abril e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa ? todos da Universidade de Coimbra.
    Site: http://www.boaventuradesousasantos.pt/pages/pt/homepage.php

  • Bruno Palagani

    Toca cavaquinho desde os 14 anos e foi apresentado ao bandolim aos 19. Seu mestre e principal influência é o músico alagoano Wellington Pinheiro. Teve participação em shows de diversos nomes da música alagoana e nacional, como Júnior Almeida e Ney Matogrosso.

  • Carlos Montaño

    Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor associado e pesquisador da mesma universidade. Autor dos livros: Microempresa na era da globalização, A natureza do Serviço Social, Terceiro Setor e Questão Social, entre outros.

  • Carlos Ocké

    Economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pós-doutor pela Universidade de Yale (EUA). É autor do livro SUS: o desafio de ser único e pesquisador na área de Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

  • Catherine Dumas

    Docente de literaturas de língua portuguesa na Universidade de Paris III ? Sorbonne Nouvelle, na qual pertence ao centro de investigação Crepal. Como domínio de investigação tem a literatura contemporânea, com especial dedicação à poesia e à obra da ficcionista portuguesa Agustina Bessa-Luís. Também estuda as escritas do ?eu? e suas interferências na poesia e no romance, assim como a literatura de autoria feminina. Sendo tradutora, dedicou alguns ensaios à tradutologia.

  • Celso Antunes

    Educador brasileiro. Formado em Geografia, especialista em Inteligência e Cognição e mestre em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP). Membro consultor da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, reconhecido pela Unesco. É autor de mais de cento e oitenta livros e consultor de diversas revistas.
    Site: http://www.celsoantunes.com.br/

  • Claudia Lins

    É carioca, formada em Jornalismo pela Universidade Gama Filho. Em Maceió, atuou como repórter de jornais, TV e assessorias de comunicação. Trabalha com educação, mediando projetos de formação e incentivo à leitura para educadores, crianças e adolescentes. Coordena o portal Mundo Leitura e produz conteúdos para sites. No campo da literatura infantil, escreveu: O menino que acordou o rio, Os três porquinhos do Agreste, Marina Traquina, O Diário de Dandara, No Reino de Bilinguindone, Os segredos da mata, Lendas do Velho Chico. Sites: http://www.claudialins.com.br;http://www.mundoleitura.com.br .

  • Claudia Pimentel

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Notre Dame (1985), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas, do Setor de Estudos de Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas:educação infantil, literatura infantil e juvenil, linguagem, formação do leitor e biblioteca comunitária. (Texto informado pelo autor)

  • Cléo Busatto

    Escritora com obras literárias para crianças, também produz e narra histórias em CDs. O material é resultado de sua pesquisa sobre narração oral no meio digital. Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mediadora em projetos sobre oralidade, leitura e literatura infanto-juvenil, publicou livros teóricos sobre oralidade.
    Site: http://www.cleobusatto.com.br/

  • Cleriston Izidro dos Anjos

    Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor assistente da Universidade Federal de Alagoas, onde cursa o Doutorado em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Infantil, Múltiplas Linguagens e Formação de Professores.

  • Cipriano Luckesi

    Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Salvador, bacharel em Teologia pela Universidade Católica de São Paulo, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem 12 livros publicados, além de muitos artigos em revistas especializadas. Atualmente, juntamente com a profa. Cristina D?Ávila, coordena o Gepel (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ludicidade), dentro do Programa de PósGraduação em Educação ? Faced/Ufba.

  • Cristovão Tezza

    Além de romancista, é doutor em Literatura Brasileira. Autor de cerca de 20 livros, em 2004 ganhou o prêmio da Academia Brasileira de Letras de melhor romance pelo livro O fotógrafo e, em 2007, O filho eterno recebeu o Prêmio Jabuti.
    Site: http://www.cristovaotezza.com.br/

  • Cristiano Kriko

    Natural de Maceió-AL, é professor de Filosofia, poeta e artista visual. Autor dos cordéis Severino e seu Xodó, Enéias Tavares dos Santos ? O Pica Pau, Cordel do Ponto aos Mestres e Cordel do João Boneco ? que também dá título a uma exposição de artes plásticas. Seu trabalho mais recente é a exposição de fotografia e cordel Flores de Mãe..., realizada em março de 2013.

  • Danielle Maciel Brandão

    Presidente da ABRH-AL. Ministra cursos, treinamentos e palestras em coaching e liderança. Coordenadora do Programa de Coaching através do Instituto Holos. Mestre em Geociências, tem formação e certificação internacional em Coaching, Mentoring & Holomentoring ISOR® - foco em Life, Self & Professional Coaching & MasterCoach ISOR®, pelo Instituto Holos, e formação em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.

  • Débora Seabra

    Primeira brasileira com síndrome de Down a se formar no magistério, Débora estagiou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e há nove anos trabalha como professora assistente em um colégio da rede particular de Natal. Seu livro de estreia, Débora conta histórias, aborda temas como inclusão e superação das dificuldades e preconceitos.

  • Dênis de Moraes

    Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pósdoutor pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (Clacso, Buenos Aires). Além de O velho Graça, publicou duas biografias de intelectuais e artistas de esquerda: Vianinha, cúmplice da paixão: uma biografia de Oduvaldo Vianna Filho e O rebelde do traço: a vida de Henfil e, ainda, com Francisco Viana, Prestes: lutas e autocríticas, obra baseada no único depoimento concedido pelo líder comunista Luiz Carlos Prestes sobre sua trajetória.

  • Drica Pinotti

    Nascida em São Paulo, é formada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Começou a carreira de escritora em 2001 e tem vários livros publicados, entre eles a famosa série De menina a mulher. Ama cinema, boa comida, fazer amigos e, assim como Amanda Loeb, protagonista de seus romances A pílula do amor e Antídoto, adora visitar farmácias em busca de novidades. Site: http://dricapinotti.tumblr.com/

  • Durval Muniz

    Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é colaborador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

  • Edson Bezerra

    Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, é professor universitário nas instituições Uneal e Seune, atuando na linha temática de estudos e pesquisas sobre Cultura e Modernidade. Autor do Manifesto Sururu, propõe o despertar de um olhar mais atento sobre Alagoas. Também é cantor e compositor.

  • Eduardo França Paiva

    Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). É professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor do Centro de Estudos sobre a Presença Africana no Mundo Moderno ? Cepamm ? UFMG.

  • Eduardo Sampaio

    Graduado em Letras (habilitação português/inglês e suas respectivas literaturas) pela Universidade Federal de Alagoas. É autor de diversas publicações em jornais, rádios, revistas e periódicos científicos do País, dedicando-se ao magistério de Língua Portuguesa em colégios particulares, escolas superiores e cursos preparatórios presenciais, em Maceió e Arapiraca, e telepresenciais (via satélite) para todo o Brasil.

  • Elder P. Maia Alves

    Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília e pós-doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp-Uerj). É professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas, setor de Sociologia, e professor do Programa de PósGraduação

  • Eliana Kefalás

    Doutora em Letras e mestra na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é docente da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas. Tem realizado pesquisa nas áreas de literatura e formação humana; estética da recepção; formação do leitor literário; ensino de literatura; leitura literária, vocalidade poética e performance.

  • Eliane Bezerra da Silva

    Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestra em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. É professora assistente da Uneal. Na pesquisa e na extensão, coordena o grupo de estudos As Narrativas Alagoanas ? Gena, atuando principalmente nos seguintes temas: estilo, oralidade, narrativa e personagem.

  • Eliezer Setton

    Cantor e compositor maceioense, é apaixonado pelo autêntico forró. Suas canções já participaram da trilha sonora de filme e coletâneas internacionais e ganharam diversos prêmios. Músico prolífico, tem nove álbuns lançados desde 1996, nos quais canta sobre amor, folclore nordestino e as paisagens das cidades que visitou.

  • Elione Maria Nogueira Diógenes

    Graduada em História e mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará; doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. É professora da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Algumas de suas obras: Ensino Médio no Brasil: consensos e dissensos; Ensino Médio em reformas: trabalho, políticas, cotidiano; Avaliação de políticas públicas: interface entre educação e gestão escolar.

  • Elizabeth Santos Ramos

    Graduada em Letras com ênfase em Tradução pela Universidade Salvador, é mestre e doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Universidade Federal da Bahia, onde desenvolve pesquisa e conduz orientações de alunos em tradução intersemiótica, tradução literária e aspectos culturais na tradução, nos níveis de graduação e pós-graduação. Seu trabalho concentra-se, particularmente, nos estudos sobre William Shakespeare na mídia contemporânea. Ademais, dedica-se aos estudos sobre Graciliano Ramos, em especial, à tradução de sua obra para o inglês e para o cinema.

  • Emir Sader

    Sociólogo e cientista político brasileiro, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor aposentado da Universidade de São Paulo e dirige o Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde é professor de Sociologia. É autor de A Vingança da História, entre outros livros.

  • Elza Maria da Silva

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Educação Pré-Escolar e Alfabetização e mestra em Educação pela mesma instituição. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Alagoas, Educação Infantil, Infância.

  • Erwin Torralbo Gimenez

    Graduado em Letras ? Português/Espanhol pela Universidade de São Paulo e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo.

  • Fernanda Heinz Figueiredo

    Nasceu em São Paulo, em 1973. Codirigiu o documentário de média-metragem Ideias para o Futuro da Amazônia (2012). Dirigiu uma série de 13 curtas-metragens sobre a cultura da infância na escola para o Programa Pelo Direito de Ser Criança, uma iniciativa do Instituto Sidarta. Sementes do Nosso Quintal é seu primeiro longa-metragem.

  • Fernando Otávio Fiúza Moreira

    Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre e doutor em Langue et Littérature Françaises pela Université Stendhal Grenoble-III. Atualmente, é professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada.

  • Frei Betto

    Nasceu em 1944, em Belo Horizonte/MG. Em 1965, entrou para o convento dos dominicanos, onde se tornou frade. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. Como jornalista, atuou na Revista Realidade e no jornal Folha da Tarde, desafiando a censura do regime militar. Foi preso político de 1969 até 1973. Com o livro Batismo de sangue, de 1983, ganhou o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil.
    Site: http://www.freibetto.org/

  • Gandhy Piorski

    Artista e pesquisador do universo lúdico manifesto na cultura tradicional popular. Referencia seu trabalho como a arte de construir o brincar, experimentar e tomar contato com o material imaginário, que se faz corpo na brincadeira e nos artefatos de brincar. Com pesquisas, projetos sociais, oficinas, cursos, workshops e exposições já realizados tanto no Brasil, como em Portugal.
    Site: http://gandhy.net/

  • Gaudêncio Frigotto

    Filósofo e pedagogo brasileiro. Professor titular aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde permanece como colaborador, Frigotto hoje é professor adjunto e ministra a disciplina Economia Política da Educação no curso de Graduação de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É autor e coautor de mais de 20 livros e de dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais.

  • Genebaldo Freire Dias

    Bacharel em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB). É consultor independente com atuação nas áreas de Educação e Gestão Ambiental, coordenador do Núcleo de educação ambiental do Prevfogo-Ibama e professor dos Cursos de Engenharia Ambiental e Biologia da Universidade Católica de Brasília ? UCB. Tem 19 livros publicados, entre eles Educação Ambiental: princípios e práticas e Pegada ecológica e sustentabilidade humana.

  • Gian Carlo de Melo Silva

    Graduado em Licenciatura em História e mestre em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente, é doutorando em História do Norte e Nordeste na Universidade Federal de Pernambuco e professor do curso de História da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia.

  • Gilberto Araújo

    Crítico literário, vive no Rio de Janeiro. Foi colunista do Rascunho, o jornal de literatura do Brasil: http://rascunho.gazetadopovo.com.br/autor/gilberto-araujo/.

  • Gilberto Mendonça Teles

    É um poeta e crítico literário brasileiro, conhecido, principalmente, por seus importantes estudos sobre o modernismo e a vanguarda na poesia, com livros traduzidos para diversas línguas. Recebeu, pelo conjunto de sua obra, o Prêmio Machado de Assis, considerado o maior prêmio literário do Brasil pela Academia Brasileira de Letras.

  • Gilda Vilela Brandão

    Mestre e doutora em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Francesa.

  • Guilherme Lamenha

    Jornalista, pós-graduado em Ciências Sociais. Trabalhou em jornais, revistas e TV. Atualmente, é professor universitário e secretário adjunto de Comunicação do Estado de Alagoas.

  • Hélder Pinheiro

    Graduado em Letras pelas Faculdades Integradas de Uberaba, mestre e doutor em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, poesia, literatura infantil, contos e literatura de cordel.

  • Hector Lima

    Redator publicitário e roteirista de São Paulo. Foi publicado em coletâneas britânicas e brasileiras como Front, Manticore e MSP Novos 50 (homenagem a Mauricio de Sousa). Escreveu também A rainha do grito, O major, Zumbingo. Foi indicado duas vezes ao Troféu HQ Mix. Organizou a coletânea Inkshot, publicada nos EUA. Corroteirizou com o alagoano Pablo Casado a graphic novel Sabor Brasilis.

  • Humberto Gessinger

    Nasceu em 24 de dezembro de 1963, em Porto Alegre/RS. Em 1985, com colegas da faculdade de Arquitetura, montou a banda Engenheiros do Hawaii. Compositor e músico autodidata, Humberto tocou diversos instrumentos nas várias fases de sua carreira. Entre suas obras publicadas, estão Meu Pequeno Gremista, Pra Ser Sincero: 123 Variações Sobre Um Mesmo Tema e 6 Segundos de Atenção, lançado em 2013.

  • Irandé Antunes

    Doutora em linguística pela Universidade de Lisboa. É autora de Aspectos da coesão do texto, primeiro livro dedicado exclusivamente à questão da coesão no Brasil. Publicou também Língua, texto e ensino: outra escola possível, Lutar com palavras e muitos artigos em revistas especializadas. Como professora e pesquisadora, exerce ampla atividade de divulgação científica, sobretudo junto a professores de Língua Portuguesa.

  • Irina Costa

    Nascida em Angola e formada em Direito e Psicologia, em 2002 rendeu-se à paixão pela música. Além de cantar suas raízes, dedica-se à música da terra que a acolheu. Representou Alagoas e o Brasil no Lusavox (concurso do canal RTPi e das Comunidades Portuguesas no Mundo), vencendo a 2ª edição, escolhida pelo público, com a música O Cravo e a Rosa, do compositor alagoano Sóstenes Lima. Recentemente, participou do Fórum de Luso-Talentos, na cidade do Porto, como representante dos luso-descendentes no Brasil.

  • Izabel Brandão

    Professora da Ufal e pesquisadora do CNPq com doutorado em literatura inglesa (University of Sheffield) e estudos de pós-doutorado pela UFMG. Publicou, entre outros, O teatro e Linda Mascarenhas (2011, em col.), Gênero e outros lugares (2009, em col.), O corpo em revista (2005), Refazendo nós: ensaios sobre mulher e literatura (2003, em col.) e Entre o amor e a palavra (2001), além de dois livros de poesia: Espiral de fogo (1999) e Ilha de olhos e espelhos (2003).

  • Jairnilson Paim

    Doutor em Saúde Pública pela Universidade da Bahia e professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA desde 2000. Com experiência na área de Saúde Coletiva, atua principalmente nos seguintes temas: Política de Saúde, Planejamento em Saúde, Reforma Sanitária Brasileira e Sistema Único de Saúde.

  • Janduhi Dantas Nóbrega

    Paraibano de Patos. Agente cultural ? autor de teatro popular, poeta cordelista e declamador ?, participou ativamente dos movimentos sociais e populares registrados em Patos nos anos 1980 e 1990. Professor de Português, foi monitor de redação do Curso e Colégio Objetivo de Brasília (DF). Leciona, atualmente, em colégios e cursinhos pré- vestibulares em Patos, Princesa Isabel, Pombal e Sousa.

  • Jeová Santana

    Natural de Maruim (SE) e graduado em Letras (UFS), é professor da rede estadual do Estado de Sergipe desde 1988. Apresenta um programa na Rádio Aperipê FM, chamado Mestres e Músicas, em que recebe basicamente professores e artistas locais, responsáveis pela trilha sonora, para falar de seus trabalhos. Leciona Literatura Brasileira, Crítica Literária e Teoria Literária na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) de União dos Palmares.

  • Jessier Quirino

    Poeta, escritor, compositor e artista de palco, autor de oito livros e cinco CDs, é considerado mais um abridor de veredas poéticas e musicais no bem sortido território das artes nordestinas e cuida de defender sua poesia a golpes de declamações, textos e canções. É autor dos livros Paisagem de Interior, Miudinha, Chapéu Mau e Lobinho Vermelho e Agruras da Lata D?Água, além de cordéis, causos, músicas e outros escritos.
    Site: http://www.jessierquirino.com.br/?

  • João Josué da Silva Filho

    Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Centro de Ciências da Educação, departamento de Estudos Especializados em Educação e no Programa de Pósgraduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.

  • Jorge Luís de Souza Riscado

    Doutor em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz, mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Alagoas e professor auxiliar do Mestrado de Educação em Saúde, com aporte na Pesquisa Qualitativa. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero masculino, raça/etnia, sexualidade, Aids, DSTs, comportamento sexual, prevenção e epidemiologia.

  • José Carlos Libâneo

    Graduado em Filosofia, mestre em Filosofia da Educação e doutor em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutor pela Universidade de Valladolid, Espanha. Atualmente, é professor titular da Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, entre outras atividades.

  • José Celso da Cunha

    Doutor em Mecânica dos Solos e Estruturas pela École Centrale de Paris. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em recuperação de estruturas e fundações, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado, engenharia de recuperação de estruturas, projeto de estruturas de concreto, análise experimental de estruturas, concreto de alta resistência e História das Construções.

  • José Ivamilson Silva Barbalho

    Mestre e doutor em Educação pela UFPE. Professor da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão. Realiza pesquisas nas áreas de Prática Pedagógica na Educação Escolar Indígena, interculturalidade e análise de discurso, com ênfase nos estudos foucaultianos.

  • José Márcio Passos

    É ator e diretor de teatro. Tem atuado em teatro (Balanço Final), cinema (Deus é Brasileiro, Bye bye Brasil, Quilombo) e televisão (Brilhante). Atualmente, dirige o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa).

  • Jose Niraldo de Farias

    Graduado em Letras e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia, doutor em Literatura Latino Americana pela Indiana University. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Latino Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, surrealismo e cultura.

  • Júlio e Débora D?Zambê

    Professores de arte, músicos e contadores de histórias, escreveram juntos Nzuá e o Arco-Íris, Como o Criador fez Surgir o Homem na Terra e Aisha, Deusa da Vida. São fundadores do projeto Sansakroma e membros do Comitê Internacional dos Festivais do Caribe e desenvolvem ações de intercâmbio cultural entre vários países.
    Site: http://www.sansakroma.com/1120.html

  • Laura Müller

    Sexóloga, pós-graduada em Educação Sexual, psicóloga e jornalista brasileira. Escreveu para a Folha de S. Paulo e para a revista Claudia, onde atuou como editora de sexo e comportamento. Atualmente, tem um quadro no programa Altas Horas, na Rede Globo, e escreve para os portais Agora São Paulo e iG. Lançou os títulos 500 perguntas sobre sexo, 500 perguntas sobre sexo do adolescente e Altos papos sobre sexo dos 12 aos 80 anos.
    Site: http://www.lauramuller.com.br/

  • Leda Nagle

    Jornalista e apresentadora brasileira. Ganhou destaque ao comandar as entrevistas do Jornal Hoje, da Rede Globo de Televisão, de 1977 a 1989. Daí foi para a extinta Rede Manchete, onde apresentou a edição da tarde do Jornal da Manchete. Também atuou em programas de rádio e em projetos promovidos pelo Ministério da Educação, pela Unesco e outras entidades. Atualmente, apresenta o programa Sem Censura, da TV Brasil. É autora dos livros Com certeza: melhores momentos e De Minas para o mundo: levando Minas no gesto e no coração.

  • Lenira Haddad

    Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestre em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. É professora da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas, membro do conselho consultivo da Revista Pátio Educação Infantil e líder do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.

  • Lilia Moritz Schwarcz

    Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora titular do Departamento de Antropologia da USP. Seu livro As barbas do imperador - D. Pedro II, um monarca nos trópicos ganhou o Prêmio Jabuti Livro do Ano em 1999. Além deste, publicou também O espetáculo das raças, O sol do Brasil, que também recebeu o Prêmio Jabuti, como melhor biografia, em 2009.

  • Lízien Danielle

    Graduada em Letras, especialista em Língua Portuguesa com Ênfase na Formação do Leitor e apaixonada por livros desde os cinco anos de idade. Desde então, dedica grande parte do seu tempo à literatura. Danna, terceira obra da autora, é sua estreia no universo da Literatura Fantástica. Site: http://dannaromance.com.br

  • Luciana Ostetto

    Professora da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. No âmbito das atividades acadêmicas, articula ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores e Educação Infantil.

  • Luis Serguilha

    Nasceu em Vila Nova de Famalicão, Portugal. Poeta, crítico e ensaísta, publicou as obras: O périplo do cacho, O outro, Embarcações e As processionárias, entre outros. Seu livro de prosa, Entre nós, recebeu o Prêmio de Literatura Poeta Júlio Brandão em 2000, ano de sua publicação. Possui textos em diversas revistas de literatura no Brasil, na Espanha e em Portugal, alguns traduzidos para espanhol, inglês, francês, italiano, alemão e catalão.
    Site: http://www.luis-serguilha.org/

  • Luiz Costa Pereira Júnior

    Jornalista, doutor em filosofia e educação pela USP, é criador e editor da revista Língua Portuguesa ? prêmio Anatec de Mídia Segmentada 2007, pelo pioneirismo e pela qualidade da publicação especializada em reportagens, curiosidades e estudos sobre a língua portuguesa, a comunicação escrita e a análise de discursos; prêmio Anatec 2007 e 2008 de Jornalista do Ano em mídia segmentada. Trabalhou em veículos como O Estado de S. Paulo e foi professor de Jornalismo de instituições como a Faculdade Cásper Líbero. É autor de A Apuração da Notícia, entre outras obras.

  • Luiz Pompe

    Nascido em Sorocaba (SP), é jornalista e músico. Influenciado pelas canções dos Beatles e de ícones brasileiros como Chico Buarque e Roberto Carlos, traçou uma longa carreira musical. Dentre os seus parceiros de trabalho figuram Macléim Carneiro, Ricardo Mota e Hilda Costa.

  • Luiz Sávio de Almeida

    Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Alagoas, mestre em Educação pela Michigan State University e doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: índios do Nordeste do Brasil, história política do Nordeste do Brasil, história e saúde.

  • Licurgo Spínola

    Ator. Nasceu em Palmas, Paraná. Formou-se em Odontologia, mas decidiu seguir a carreira de ator. Ganhou o prêmio de melhor ator de 1993 com a peça Bella Cião, de Luiz Alberto de Abreu, nos Festivais de Teatro de Blumenau-SC, Ponta Grossa-PR, São José dos Campos-SP e Cascavel-PR. Em 1994, foi morar no Rio de Janeiro e entrou para a oficina de atores da Globo. Participou de várias telenovelas.

  • Luiza Rosiete Gondin Cavalcante

    Doutoranda e mestra em estudos literários e graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. Atua nas áreas de ensino, de Língua Portuguesa e Literatura, e pesquisa em Literatura, com ênfase em sua vertente brasileira.

  • Lula Vilar

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Alagoas. Atua no jornalismo alagoano há 10 anos. Já passou por vários jornais impressos, como Extra, Primeira Edição e Correio de Alagoas. Atualmente, é editor-geral do CadaMinuto Press e blogueiro no site CadaMinuto. Além da atividade de jornalista, é professor de Literatura, Redação e Língua Portuguesa.

  • Mabel Amorim

    Alagoana, radicada na Paraíba, é bacharela em Direito pela UEPB e membro da Academia de Letras de Campina Grande. Ministra palestras de incentivo à leitura e à escrita. É autora dos livros A última chance, Os segredos do sótão e O gato xadrez. Atualmente, dirige a Biblioteca Municipal Félix Araújo, em Campina Grande, e possui uma coluna de crônicas no site www.paraibaonline.com.br.

  • Marcelo Marques

    Mestre e doutor (defesa iminente) em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. Participa do Grupo de Pesquisa Poéticas Interartes. Atua como integrante da banda Gato Zarolho; produtor musical e compositor de trilhas para teatro (O Mágico, As muitas últimas coisas e K., da Cia. Ganymedes de Teatro), cinema (Um vestido para Lia, de Hermano Figueiredo, e Do amor e outros crimes, de Anderson Barbosa) e espetáculos de dança contemporânea (Recursos Humanos, coordenação de Jorge Schultz).

  • Marcos Antonio de Almeida

    Graduado em Teologia pela Universidade Católica do Salvador, mestre em Teologia Dogmática com Concentração em História da pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e doutor em Histoire Et Civilisations ? École des Hautes Études en Sciences Sociales, França. Atualmente, é professor da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em História da Teologia.

  • Marcos Garcia Neira

    Mestre e doutor em Educação, pós-doutor em Currículo e Educação Física e livre-docente em Metodologia do Ensino de Educação Física. Atualmente, é professor associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação e orientando pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado.

  • Marcus Souza

    Graduado em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás e doutor em Filosofia (Doutorado Integrado de Filosofia UFPB-UFPE-UFRN). Atualmente, é professor no curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Linguagem, Metaética, Filosofia da Mente e Epistemologia.

  • Marcus Vinícius Matias

    Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas e professor da Faculdade de Letras da mesma instituição, onde atua como coordenador do Prêmio Lego de literatura e no ensino de Inglês e suas literaturas. Também orienta pesquisas sobre histórias de detetive, e de antidetetive pós-moderno; Romance Gráfico e literatura; Hiperrealismo Distópico e a representação da violência na literatura e outras mídias.

  • Margarida Patriota

    Nasceu no Rio de Janeiro e mora em Brasília há muitos anos. Foi professora de Literatura na Universidade de Brasília. Atualmente, mantém na Rádio Senado um programa semanal de entrevistas com escritores, chamado Autores e Livros. Tem mais de vinte livros publicados, a maioria destinada ao público juvenil. Entre eles: Meu pai vive de arte (prêmios INL e UBE/Rio) e A equipe do Olho Aberto (prêmios Secretaria de Cultura GDF e UBE/Rio).

  • Maria Adélia Aparecida de Souza

    Geógrafa brasileira da área de planejamento urbano e regional, professora titular da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Teoria e Práticas do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, desenvolvimento urbano, globalização, metropolização e epistemologia da Geografia.

  • Maria Helena de Moura Neves

    Licenciada em Letras (Português-Grego e Alemão), professora emérita e livre-docente (Língua Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Letras Clássicas (Grego) pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Unesp. Coordena o Grupo de Pesquisa Gramática de usos do português do CNPq. É autora, entre outros, dos livros A gramática passada a limpo: conceitos, análises e parâmetros e Guia de uso do Português.

  • Maurício Melo Júnior

    Nasceu na cidade de Catende, em Pernambuco. Graduado em Comunicação Social e pósgraduado em Ciência Política e Economia, é jornalista da TV Senado, onde, há dez anos, dirige e apresenta o programa Leituras, dedicado à literatura brasileira. Escreve resenhas literárias para o jornal Rascunho (Curitiba/PR) e crônicas semanais para o blog Jornal da Besta Fubana (Recife-PE).

  • Mauro Iasi

    Professor adjunto da ESS da UFRJ. Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas (Nepem ? ESS ? UFRJ). Educador popular do NEP 13 de Maio, tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, Sociologia Política e Sociologia do Trabalho.

  • Milton Hatoum

    Escritor, tradutor e professor brasileiro. Ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Estreou na ficção com Relato de um certo Oriente, que recebeu o prêmio Jabuti de melhor romance, assim como os romances seguintes, Dois irmãos e Cinzas do Norte ? este vencedor dos prêmios Bravo!, APCA e Portugal Telecom.
    Site: http://www.miltonhatoum.com.br/

  • Miriam Schenker

    É doutora em Saúde da Criança e da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueira ? Fiocruz. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Centro Latino Americano de Estudos Sobre Violência e Saúde Jorge Careli da Fundação Oswaldo Cruz e psicóloga e terapeuta de família no Departamento de Medicina Integral Familiar e Comunitária da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

  • Ney Sant?Anna Pereira dos Santos

    Diretor de cinema, roteirista, produtor e ator brasileiro. Dirigiu os curtas Sonhei com você e Cadê a Massa? (em que também atuou como roteirista e produtor-executivo). Foi também produtor-executivo de A Terceira Margem do Rio e Tenda dos Milagres.

  • Nilton Resende

    Escritor, ator e dramaturgo. Graduado em Letras: Português/Literatura pela Universidade Federal de Alagoas. Defendeu a dissertação de mestrado [AR-TE-SA-NI-AS]: modos do alegórico em contos de Lygia Fagundes Telles em 2007.

  • Orquestra Sinfônica da Ufal

    A Orquestra Sinfônica Universitária é coordenada pelo maestro e professor Msc. Nilton Souza. O grupo leva a educação musical às escolas, com o projeto Concerto Didático, e promove a música sinfônica em Alagoas. Fundada em 1981, a Orquestra é composta por funcionários, professores, alunos dos cursos técnicos de música e de graduação, além da comunidade.

  • Patrícia Barboza

    Escritora brasileira com especialidade em assuntos relacionados a adolescentes. Formada em produção editorial e especialista em literatura infantojuvenil, coordena o projeto Leitura Nota 10, que promove palestras em escolas e feiras literárias com o objetivo de incentivar os jovens a ler. É reconhecida nacionalmente através da série de sucesso As Mais, com três volumes lançados pela Editora Verus, do Grupo Editorial Record. Também é autora de O livro das princesas, projeto em parceria com Meg Cabot, Paula Pimenta e Lauren Kate. Site: http://patriciabarboza.com/

  • Paula Pimenta

    Formou-se em Publicidade pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e estudou Música pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Sua carreira como escritora iniciou-se em 2001, com o livro de poemas Confissão; porém, só ficou conhecida pelo grande público em 2006, com Fazendo meu filme 1, o primeiro da série de quatro livros.
    Site: http://www.paulapimenta.com/

  • Raimundo Carrero

    Romancista e contista pernambucano. No início dos anos 1970, participou da criação do Movimento Armorial, liderado por Ariano Suassuna, que representa a retomada de temas pertencentes à literatura oral e popular nordestina. Em 1975, lançou seu primeiro romance, A História de Bernarda Soledade, a Tigre do Sertão. Em 1989, fundou a Oficina de Criação Literária, no Recife, dedicada a jovens interessados na carreira de escritor. Em 2005, seus três primeiros romances foram publicados num único volume: O Delicado Abismo da Loucura.
    Site: http://www.raimundocarrero.com.br/index_pt.php

  • Paulo Nin Ferreira

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, mestre pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor assistente da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de arte e educação, atuando principalmente no ensino das artes visuais e formação de professores. Desenvolve pesquisa sobre a atividade artística e o desenvolvimento da criança.

  • Renata Cimões

    Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Periodontia pela EAP-ABO-PE e doutora em Odontologia em Saúde Coletiva pela Universidade de Pernambuco. É professora da Universidade Federal de Pernambuco, coordenadora da Especialização em Implantodontia e membro permanente da PósGraduação em Odontologia na mesma instituição. Cursou pós-doutorado em Periodontia no Eastman Dental Institute, University College London, Inglaterra.

  • Pablo Casado

    Roteirista de histórias em quadrinhos e filmes. É coautor da graphic novel Sabor Brasilis, contemplada pelo ProAC e publicada pela Zarabatana Books, e coeditor e colaborador da antologia Inkshot, lançada nos Estados Unidos pela MonkeyBrain Comics. Roteirista e produtor dos curtas Do Amor e Outros Crimes e Fênix. É natural de Maceió.

  • Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz

    Graduada em História pela Universidade Federal do Maranhão, mestre e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, tem sua atenção voltada para a relação entre as justiças Eclesiástica, Civil e Inquisitorial no século XVIII. Atua basicamente nas áreas de História do Brasil, do Maranhão, do Piauí e da América Colonial e em Teoria e Metodologia da História. É professora na Universidade Federal do Maranhão.

  • Ricardo Cabús

    Doutor em Arquitetura pela University of Sheffield, é professor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Presidente do Instituto Lumeeiro, promove ações que buscam levar a poesia ao cotidiano da cidade, como o sarau Papel no Varal e o Minuto de Poesia na Rádio Educativa FM. É autor dos livros Cacos Inconexos, Estações Partidas e A Galinha Saudosa.

  • Ricardo Ramos Filho

    Nasceu no Rio de Janeiro, em 1954, mas aos quatro anos mudou-se com a família para São Paulo, de onde nunca mais saiu. Filho do escritor Ricardo Ramos e neto de Graciliano Ramos, desde menino viveu intensamente o universo dos livros. Ao seu livro de estreia, Computador sentimental, seguiram-se Sonho entre amigos, O pequenino grão de areia, A nave de Noé, Sobre o telhado das árvores e Vovô é um cometa.

  • Rita Namé

    Especialista em Educação Musical, Etnomusicologia e Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Musica (RJ). Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas, trabalhando com o tema Literatura e Música em Vinicius de Moraes. Atualmente, é professora titular e pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical e Música e Literatura.

  • Roberta Franco

    Graduada em Licenciatura em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Estudos Literários (subárea Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa) pela mesma universidade. Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desenvolveu tese de doutorado em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense.

  • Rodolfo Lima Araújo

    Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Cesmac. É gestor de comunicação na Associação Cultural Popfuzz, atuando na área de redação, assessoria de imprensa e transmissões online (Pós-TV). Produtor executivo do Festival Maionese (edições 2009, 2010 e 2011) e do Festival Grito Rock Alagoas (Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios - edições 2010, 2011 e 2012), entre outras atividades.

  • Ronaldo Vainfas

    Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Desde 1978, é professor da Universidade Federal Fluminense e integra o Conselho Editorial da Revista de História da Biblioteca Nacional. Em 2009, recebeu o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, ligado ao Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional, pelo ensaio Dicionário do Brasil Joanino: 1808-1821, escrito em parceria com Lúcia Bastos Pereira das Neves.

  • Rumen Stoyanov

    Nasceu em 1941 em Dragonovo, na Bulgária. Formou-se em letras hispano-americanas na Universidade de Havana e trabalhou, por muito tempo, como tradutor do português e do espanhol para o Búlgaro. São de sua autoria as traduções ? ou ao menos os prefácios ? de muitas obras da literatura brasileira publicadas em seu país.

  • Ruy Moreira

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor permanente do curso de pós-graduação e professor aposentado do curso de graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, professor visitante do curso de graduação e professor permanente do curso de pós-graduação (mestrado) em Geografia da FFP-Uerj.

  • Sandra Vasconcelos

    Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas, mestre em Patologia pela Universidade Federal Fluminense e doutora em Ciências, área de concentração Biotecnologia, pelo Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal. Professora da Faculdade de Nutrição (Fanut/Ufal), com atuação acadêmica na área de Nutrição Clínica, principalmente em nutrição em cardiologia: hipertensão arterial, dislipidemias, insuficiência cardíaca; avaliação nutricional e consumo alimentar.

  • Sérgio Alarcon

    Doutor em Ciências na área de Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz. Atualmente, é coordenador municipal de saúde mental de Magé-RJ, assessor de saúde mental da SMSDC-RJ na Área Técnica de Álcool e Outras Drogas, diretor técnico do programa de saúde mental de Seropédica-RJ, membro titular do Conselho Municipal de Saúde de Seropédica-RJ, membro titular do Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas do Rio de Janeiro (Comad-RJ) e professor pesquisador da Especialização em Bioética da EAD/Ensp/Fiocruz.

  • Simone Cavalcante

    Jornalista, editora e mestre em Estudos Literários pela Ufal. Escreveu as obras infantojuvenis Bob no País das Verdurinhas, Ventania e o mapa do tesouro, A cultura alagoana para crianças (em coautoria) e Os segredos da mata. Publicou, também em coautoria, Mar alto: travessia pelo romance Calunga, de Jorge de Lima.

  • Susana Souto Silva

    Graduada em Letras (Português/Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Alagoas, mestra em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, com trabalho sobre Clarice Lispector, e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas, com pesquisa sobre Glauco Mattoso. É professora da Universidade Federal de Alagoas, onde atua na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Letras. Tem experiência na área de Letras ? literatura brasileira moderna e contemporânea.

  • Suely Creusa Cordeiro de Almeida

    Graduada e mestre em História. Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco, com bolsa sanduíche ligada à Universidade Clássica de Lisboa; pós-doutora pela Universidade Nova de Lisboa. Professora na Graduação e Pós-Graduação do curso de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente, dedica-se ao estudo do papel da mulher nas agências de sobrevivência e do processo de mestiçagem entre Pernambuco, Angola e Portugal no século 18.

  • Tainan Costa Canário

    Escritor, professor e ator alagoano, desenvolve trabalhos ligados ao mercado editorial e à literatura. Foi premiado na primeira e na segunda edição do concurso Alagoas em Cena, na categoria Poesia, além de ter seus poemas selecionados pelo Sesc Alagoas para o projeto Poesias em Cena. Criador do selo independente Edições Canárias, pelo qual lançou as obras Duo, em parceria com Beto Brito, e Açougue. Autor também de A bulha galinácea e os escritos galiformes.

  • Terry Gifford

    Doutor em Literatura Inglesa (University of Lancaster, Inglaterra), professor visitante na University of Bath (Inglaterra) e professor honorário na Universidade de Alicante (Espanha). Autor de Ted Hughes (2009), Reconnecting with John Muir: Essays in Post-Pastoral Practice (2006), Pastoral (1999) e Green Voices (1995; 2a ed. 2009), e vários livros de poesia, entre eles: The Unreliable Mushrooms (2003) e Al Otro Lado del Aguilar (2011).

  • Therezita Pagani

    Educadora e criadora da escola Te-Arte, que há mais de 30 anos forma crianças independentes, criativas e cidadãs utilizando um modelo pioneiro, original e eficiente de educação orgânica.

  • Tony Augusto

    É violonista, guitarrista, compositor, arranjador, produtor e diretor musical. Foi integrante da Banda Mel e trabalhou com Daniela Mercury, além de gravar discos com Carlos Moura, Chiclete com Banana, dentre outros. Premiado com o Troféu Caymmi de melhor arranjo na música ?Marmelada?, por seu trabalho produzido para a cantora Tita Alves.

  • Thiago Ávila

    Bacharel em Ciência da Computação pela Ufal; MBA em Gerência de Projetos pela FGV. É especialista em Relacionamento Digital, Gestão de TIC, Projetos, Governo Eletrônico e Gestão do Conhecimento. Atualmente, exerce a função de superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas, coordenando a área de dados e informações estatísticas, indicadores, geoprocessamento e estudos e pesquisas.

  • Thiago Mio Salla

    Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/ USP), bacharel em Letras (Português e Linguística) pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Atualmente, prepara uma edição especial das entrevistas e depoimentos que Graciliano concedeu ao longo da vida para diferentes órgãos de imprensa. Como jornalista, tem experiência com reportagem, elaboração de conteúdo para internet, assessoria de imprensa e comunicação interna empresarial.

  • Tico Santa Cruz

    Músico, compositor, escritor e ativista social brasileiro. É vocalista da banda Detonautas Roque Clube, fundada em 1997. Autor dos livros Tesão e Clube da Insônia.

  • Vera Lúcia Romariz Correia de Araújo

    Graduada em Letras e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas, doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, cânone, narrativa, poesia e literatura e coordenação de programas de extensão.

  • Verônica Gurgel

    Tem formação e certificação internacional em Coaching, Mentoring & Holomentoringe Master CoachISOR®, Instituto Holos; formação em Coaching ? Personal & Professional, Sociedade Brasileira de Coaching. Como educadora empresarial, desenvolveu treinamentos, dentre eles: Gestão para MPEs e Excelência em Liderança. Facilitadora credenciada pelo Sebrae Nacional/Unctad (ONU) para ministrar e selecionar o Workshop Empretec ? capacitação comportamental para potencializar características empreendedoras.

  • Virginia da Silva Santos

    Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas. Tem como áreas de interesse a abordagem interarte da Literatura, em especial nos poemas de Jorge de Lima, e a discussão sobre as relações entre Memória e Literatura. Atualmente, faz parte dos grupos de pesquisa Poéticas Interartes e Poesia Brasileira e História.

  • Willbert Fialho

    Alagoano de Pão de Açúcar, traz a influência ribeirinha em sua formação musical. Destaque entre os violonistas alagoanos, já acompanhou inúmeros músicos, em shows e gravações, e tocou com o cantor Altemar Dutra Jr. Recentemente, dirigiu e produziu os arranjos para um show em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi, com participação de Nara Cordeiro e Igbonan Rocha.

  • Zuleide Duarte

    Doutora em letras pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é professora de Literaturas de Língua Portuguesa na UEPB (Campina Grande). Ficcionista e ensaísta, possui seis títulos publicados. Atua na área de Letras, com ênfase em outras literaturas vernáculas e hispano-americanas.

  • Yolanda Guerra

    Assistente social, mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade da UFRJ e do Projeto de Pesquisa sobre os fundamentos históricos, teórico-filosóficos e políticos da noção de Direitos e o Serviço Social.

Realização
Patrocínio
País Homenageado
Patrocínio Cultural
Gráfica Oficial
Apoio