PALESTRANTES

Adriana Luccisano

Supervisora do Projeto SciELO - Scientific Electronic Library Online. Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Pós Graduação Lato-Sensu em Gestão da Informação Digital e do Conhecimento pela Fundação Armando Ãlvares Penteado – FAAP e Master Professionnel de Gestion de l 'Information et de la Connaissance pela Université Paul-Valéry Montpellier III – França.


Ângela Kretschmann

Pós-doutoranda pela Universidade de Münster (2011), possui doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). É professora de Direito da Propriedade Intelectual (Direito de Autor, Marcas e Patentes) na Unisinos desde 1992. Advogada, sócia de Kretschmann, Koff & Rabello Sociedade de Advogados. Integra a Comissão de Propriedade Intelectual (CEPI) da OAB/RS. Membro da Associação Brasileira de Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI) Principais livros: "Dignidade Humana e Direitos Intelectuais: re(visitando) o Direito Autoral na Era Digital" (Ed. Conceito, 2008); Universalidade dos Direitos Humanos e Diálogo (Ed. Juruá, 2008); História Crítica do Sistema Jurídico (Ed. Renovar, 2006).


Benedito Barraviera

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialista em Medicina Tropical pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Mestre e Doutor em Fisiopatologia em Clínica Médica pela UNESP. Professor Livre-Docente e Professor Titular de Doenças Tropicais pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Atualmente é Diretor do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da UNESP - CEVAP, Chefe do Serviço de Infectologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, Editor-chefe do The Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical e Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC Brasil.


Bianca Amaro de Melo

Bacharel em Direito e Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Inglesa pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília; e doutorado em Linguística pela Universidad Pompeu Fabra. Atualmente é Coordenadora do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação e Coordenadora-Substituta da Coordenação Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia.


Cristina Fernandes Warth

É editora da Pallas Editora e Presidente da Libre - Liga Brasileira de Editoras, entidade fundada em 2002, responsável pela realização da Primavera dos Livros, evento que anualmente reune no Rio de Janeiro e em São Paulo uma centena de editores independentes.


Dalila Andrade Oliveira

Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG na área de Políticas Públicas e Educação. Pós-doutora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a Université de Montréal, Canadá. Coordenou o GT "Educación, politica y movimientos sociales" no âmbito do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) 2006/2009; Diretora de Cooperação Internacional da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) 2007/2009 e Vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd 2005/2009. Atualmente coordena a Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado) e é presidente da ANPEd (2009/2011). Autora e co-autora de vários livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Pesquisadora PQ 1C do CNPq .


Daniela Carvalho Sophia

Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), especialização em Educação e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2002), especialização em Políticas Públicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e mestrado em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (2005). Doutoranda em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ). Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atuando nos seguintes temas: políticas públicas e gestão governamental.


Flávia Rosa

Graduada em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2006) e doutora em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar da Faculdade de Comunicação da UFBA. Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade Federal da Bahia, Diretora da Editora da UFBA. Vice-líder do grupo de pesquisa - GEINFO - Saberes e Fazeres em Gestão da Informação e do Conhecimento. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação científica e editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: editoração universitária, comunicação científica e design gráfico editorial.


Harry Blom

Astrofísico pela Universidade de Utrecht com doutorado pela Universidade de Leiden na área de fontes de raios gama no espaço. Fez pós-doutorado em Puebla, México. Voltou à Holanda para se tornar editor da Kluwer Academic Publishers onde desenvolveu o catálogo de livros e revistas em astronomia. Em 2004, logo após a fusão da Springer e da Kluwer, mudou-se para Nova York onde foi nomeado chefe do departamento editorial de física e astronomia. Entre outras coisas, expandiu o catálogo de livros científicos populares da Springer e, desde novembro de 2010, divide seu tempo entre Nova York e São Paulo, desenvolvendo as atividades de publicação da Springer no Brasil.


Jézio Hernani Bomfim Gutierre

Possui graduação em Economia pela FEA (1977), mestrado em Filosofia - University of Cambridge (1994), mestrado em pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia contemporânea, Kuhn, racionalismo, Popper e ontologia da ciência. Desde 2001, exerce a função de Editor Executivo da Fundação Editora da Unesp.


João Carlos Canossa Mendes

Jornalista, com especialização em Comunicação e Saúde e no segmento editorial. Mestrando em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz). Editor executivo da Editora Fiocruz. Vice-presidente da Abeu (Associação Brasileira das Editoras Universitárias) e vice-presidente para a Região do Atlântico da Eulac (Associação das Editoras Universitárias da América Latina e Caribe). Membro titular do Conselho Editorial do Ministério da Saúde e do Conselho Curador do Fiocruz Vídeo.


José Castilho Marques

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, e exerce, desde 1988, funções de direção editorial junto à Editora UNESP. Desde abril de 1996, é Diretor Presidente da Fundação Editora da UNESP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia e Filosofia Política atuando principalmente nos temas relacionadas à formação do pensamento de esquerda e marxista, notadamente no Brasil. Especializou-se também em editoração universitária, sendo consultor de organismos nacionais e internacionais de editoração e leitura. Dirigiu entidades e instituições do livro e da leitura como a Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo, a ABEU, a EULAC e é ex Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura.


Josealdo Tonholo

Químico pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1988), mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos(1991 e 1997), ambos da USP. Atualmente é Prof. Assoc. da Universidade Federal de Alagoas, onde ocupa a posição de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. É presidente do Instituto do Bambu e Conselheiro do Conselho Regional de Química XVII Região - AL. É ativo em Empreendedorismo Inovador, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas.


Marcelo Luciano Martins Di Renzo

Jornalista e educador. Mestrado em Educação e graduação em Comunicação Social ( Jornalismo), ambos pela Universidade Católica de Santos. É professor assistente da Sociedade Visconde de São Leopoldo(Universidade Católica de Santos), lecionando disciplinas afeitas ao Radiojornalismo e ao Jornalismo. Coordena a Editora Universitária Leopoldianum, da UniSantos. Preside o Conselho Editorial da Universidade e integra o Comitê Editorial da Revista Leopoldianum (ISSN: 0101-9635). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Radiojornalismo. Integra o Conselho Universitário da instituição. Pesquisador na área de Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente, com ênfase em programas de Comunicação de Risco e Monitoramento Ambiental.


Marcos Antônio Monteiro

Graduado em Administração de Empresas, com Especialização em Gestão Pública. Atuou como Secretário Municipal da Educação Casa Branca – 1982 a 1990 e Presidente da União dos Dirigentes Municipais da Educação – UNDIME/SP de 1989 a 1990. Membro do Conselho Técnico do Ministério da Educação/ SP e Secretário Parlamentar – Câmara Federal – Brasília – 1991 a 1992 e 1995. Trabalhou como Assessor Técnico da Assembléia Legislativa de São Paulo e foi Diretor Superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – 1996/2004.
Membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta em 2003, ano que também presidiu o Conselho Estadual de Educação de S.P, do qual continua membro.
Presidiu a FEBEM – Fundação do Bem Estar do Menor em 2004 e o Conselho Administrativo da Companhia de Processamento de Dados – PRODESP – 2007 / 2010.
Secretário-Adjunto da Secretaria de Gestão Pública de S.P. –2007/2010 e Secretário da mesma Secretaria de maio de 2010 até janeiro de 2011.
Atual Diretor-Presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – IMESP.


Nelson De Luca Pretto

Professor Associado da Faculdade de Educação (www.faced.ufba.br) da Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Brasil. Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo/Escola de Comunicação e Artes (1994), Licenciado em Física (1977) e Mestre em Educação (1985), ambos pela UFBA. Bolsista do CNPq. Membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (2007-2011). Foi Pesquisador visitante (pós-doc) do Theory, Culture and Society Centre na Universidade Trent de Nottingham/Inglaterra (2008/2009) do Centre for Cultural Studies de Goldsmiths College/Universidade de Londres/Inglaterra (1998/1999). Editor da Revista da Faced (www.revistadafaced.ufba.br). www.pretto.info


Robert Evan Verhine

Robert E. Verhine concluiu o bacharelado (B.A.) em Economia pela University of California, o mestrado (M.A.) em Estudos Latinoamericanos pela University of California e o doutorado (Ph.D.) em Educação pela Universitat Hamburg. Trabalha na Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1977. Atualmente é Professor Associado III da Faculdade de Educação e Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFBA. Além disso, é membro da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES), membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), membro do Comitê Científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e Coordenador da Região Nordeste do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pos-Graduação (FOPROP). No passado, foi Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Representante da Área de Educação junto à CAPES, membro do Comitê Editorial do CNPq, membro do Comitê Multidisciplinar do CNPq e Presidente do Comitê Assessor para a Área de Educação do CNPq . Também ocupou posições tais como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA (1995-1998), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA (1992-1995), Diretor do Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público (órgão suplementar da UFBA) (1998-2007) e Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (1997-2003). Suas áreas de ênfase são: Economia da Educação, Avaliação Educacional, Políticas Públcas de Educação e Educação Comparada.


Silvia Beatriz Beger Uchôa

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984); mestre em Arquitetura e Planejamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1989) e Doutora em Química - Área de concentração Fisico-Química, pelo Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL (2007). Atualmente é profª. assoc. da Universidade Federal de Alagoas e Coordenadora de Pesquisa da PROPEP/UFAL. Desde  jan 2010 atua na Coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFAL, sendo vice-coordenadora do FORTEC Regional NE desde abril de 2010.


Silvio Lemos Meira

É paraibano de Taperoá, onde nasceu em 02/02/1955, e Pernambucano de coração. Meira fez Graduação em eletrônica no ITA (1977), Mestrado em Computação na UFPE (1981) e Doutorado em Computação na University of Kent at Canterbury (1985) e é Professor Titular de Engenharia de Software do Centro de Informática da UFPE (como Professor de Graduação e Pós-Graduação). Como Cientista-chefe do C.E.S.A.R é responsável por descobrir perguntas (ao invés de arranjar respostas) e inovação em geral, e Presidente do Conselho de Administração do Porto Digital.

 

PALESTRANTES DAS OFICINAS

Anaise Perrone

Graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1985), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade São Geraldo (2008). Coordenou o Laboratório de Serigrafia e Tintas da Galeria de Arte Espaço Universitário - Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo (1985-1994). Atualmente é Designer Gráfico na Edufes - Editora da Universidade Federal do Espírito Santo.


Daniel Pose Vazquez

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1995). Bacharel em Programação Visual. Atualmente integra a equipe da Editora Fiocruz.


Gabriela Nascimento

Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1998). Bacharel em Programação Visual. Pós-graduada em Design Gráfico e de Interfaces pela Universidade Salvador - UNIFACS (2003). Especialização. Atualmente é Produtora Gráfica da EDUFBA.


Irene Ernest Dias

Graduada em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal Fluminense. Revisora da Editora Fiocruz. Atua desde os anos 80 como revisora, redatora e tradutora em editoras e instituições culturais do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, sobretudo com livros sobre ciências humanas, saúde pública, arte, cultura, educação e patrimônio cultural.