Seja Bem Vindo

Conheça a EDUFAL

História da Edufal

          A Edufal tem mais de 30 anos de existência e, como os livros clássicos, tem muita história para contar. Criada em 5 de outubro de 1983 como órgão integrante da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lançou-se a missão de editar e divulgar trabalhos e publicações de interesse científico e, hoje, já se tornou uma instituição premiada em âmbito nacional.

          Para consolidar sua política editorial além-muros da universidade, a editora vem trilhando árduos caminhos e superando os limites e as dificuldades comuns ao cotidiano das editoras universitárias. E, nessa travessia, conta com o suporte da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros (PIDL) na divulgação de livros, revistas e outros materiais voltados à produção acadêmica regional.

entrada da edufal
Entrada da Edufal. Fonte: Ascom (Ufal).

          Em 2005, a Edufal tornou-se a editora universitária pioneira, no Brasil, no desenvolvimento do Projeto Braille. Nesse segmento, já publicou vinte títulos, que vem sendo doados a bibliotecas e instituições de apoio aos deficientes visuais de Alagoas e do Brasil.

          Em 2011, o prestígio acumulado permitiu à Edufal organizar, pela quarta vez consecutiva, a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, com a participação de 300 editoras universitárias e comerciais do Brasil e do exterior. Com visitação estimada de duzentas mil pessoas, a Bienal é considerada o evento cultural que melhor expressa a riqueza da produção intelectual local.

          Apesar do pequeno porte e do esforço em combinar a publicação universitária com uma divulgação sistemática, a Edufal tem se constituído num dos principais cartões postais da Universidade. Seu acervo com mais de setecentos títulos, selecionados a partir de rigorosos critérios de qualidade, circula, atualmente, num catálogo trilíngue (Português, Inglês e Espanhol), em livrarias e feiras nacionais e internacionais, bem como no site institucional.

              Mas, para os que preferem o contato direto com os livros, a livraria da Edufal está aberta a visitas. Para isso, construímos um novo ambiente, o Café com Letras, um espaço democrático que concilia os bons momentos de leitura com a oportunidade de convívio entre escritores e leitores.

A Edufal
                              Edufal no CIC. Fonte: Ascom (Ufal).

          A Edufal possui, enfim, bons motivos para continuar enfrentando desafios e conquistas. Mas ainda são longos os caminhos a trilhar com o propósito de estimular a leitura e fortalecer a vida acadêmica, cumprindo, assim, o papel institucional e social que lhe deu forma. O trabalho prossegue com a esperança de que a editora tenha uma boa história para contar também às gerações futuras.

          Superando as dificuldades e os limites de uma editora universitária, a EDUFAL fez-se respeitar no cenário editorial nacional. Nesses 39 anos a Edufal foi mais que um órgão publicador de obras de interesse acadêmico, mas sim um órgão engajado socialmente que desenvolve ações para estimular a leitura e, principalmente, multiplicar o conhecimento.dufal

Nossa Equipe:

 José Ivamilson Silva Barbalho – Direção

 jose.barbalho@edufal.ufal.br

Diva Souza Lessa – Gerência

diva.lessa@hotmail.com

Adelânia Ferreira de Melo – E-commerce

deilaferreira4@hotmail.com

Fernanda Lins de Lima – Núcleo Editorial

coeditorialedufal@gmail.com

Mariana Lessa de Santana – Núcleo Editorial 

edufaldiagramacao@gmail.com

Mauricelia Batista Farias Ramos – Secretaria

secretariaedufal@gmail.com

Sâmela Rouse de Brito Silva- Núcleo Editorial

samela.brito@edufal.ufal.br

Conselho Editorial da Edufal

 

José Ivamilson Silva Barbalho

Fernanda Lins de Lima

Adriana Nunes de Souza

Bruno Cesar Cavalcanti

Cicero Péricles de Oliveira Carvalho

Elaine Cristina Pimentel Costa

Gauss Silvestre Andrade Lima

Maria Helena Mendes Lessa

João Xavier de Araújo Junior

Jorge Eduardo de Oliveira

Maria Alice Araújo Oliveira

Maria Amélia Jundurian Corá

Michelle Reis de Macedo

Rachel Rocha de Almeida Barros

Thiago Trindade Matias

Walter Matias Lima

 

Ética, Compromisso e Qualidade

Para oferecer o serviço de qualidade que a Edufal oferece há mais de 30 anos, nos pautamos em Ética, Qualidade e Compromisso no divulgação e comunicação científica editorial do Brasil.